Com o aumento da longevidade, a maior preocupação com a saúde e o aumento de doenças crônicas, não é exagero dizer que o setor de farmácias e drogarias é um dos mais promissores da atualidade, e é por isso que é tão importante se manter em dia com as tendências do mercado.
No entanto, é preciso que os empreendedores busquem sempre a inovação, especialmente em momentos de maior instabilidade econômica.
Confira, abaixo, alguns dados que mostram a força do setor.
Faturamento maior
O faturamento cresceu 13,6% entre janeiro e outubro de 2020, com movimentações financeiras que ultrapassaram R$ 113 bilhões. Mesmo em momento de crise e pandemia, é um número extremamente expressivo.
Já em 2021, o varejo farmacêutico apresentou um crescimento de 11%, o que representa um faturamento de R$ 152,16 bilhões. A FarMelhor, por sua vez, apresentou um crescimento acima do mercado: a marca fechou o ano de 2021 com 24,9% de aumento no faturamento em relação ao ano anterior.
Para 2022, as previsões continuam positivas tanto para o mercado no geral, quanto para a FarMelhor, que agora possui unidades em 25 estados brasileiros e Distrito Federal, consolidando sua presença no cenário farmacêutico nacional. Para a empresa, o objetivo é voltar o seu foco para as regiões Norte e Nordeste ainda neste ano, mercados que vêm se mostrando muito promissores.
Brasil líder do setor na América Latina
O Brasil é o principal mercado farmacêutico da América Latina. No mundo, só para se ter uma dimensão, o país responde por cerca de 2% da economia mundial, sendo o sexto maior mercado do globo.
7% dos maiores varejistas são do setor
Ao analisar as maiores empresas do varejo nacional, 21 das 300 totais são farmácias e drogarias.
Algumas tendências do mercado: franquias de farmácia
De acordo com uma reportagem da Forbes, de 2021, "o franchising nunca esteve tão bom".
E um dos motivos foi a pandemia. Isso porque, durante o período de instabilidade, muitas empresas fecharam por não terem suportado o período de isolamento social e queda brusca nas vendas. Entretanto, com o setor de franquias, a situação foi diferente - justamente por existir um suporte e segurança maiores para o franqueado.
Muitas das vezes são os pequenos empresários que optam por uma franquia, mas diferentemente dos negócios independentes, eles farão parte de uma rede mais ampla, com uma vasta gama de suporte à sua disposição.
Porém, é claro, é sempre importante ter cuidado e planejamento, além de saber escolher bem o setor no qual se irá operar e qual rede de franquia escolher. Também é muito importante realizar pesquisas de mercado e decidir em qual área irá investir, pois há setores mais e menos vantajosos.
Expansão do portfólio de produtos
As farmácias têm se tornado um ponto de conveniência para muitas pessoas, tanto as de bairro quanto as que estão em locais de passagem e alto fluxo de pessoas.
São estabelecimentos que, além de medicamentos, oferecem produtos de categorias diversas, que vão muito além dos itens tradicionais.
Uma das principais tendências do mercado observadas ao longo dos últimos anos é a possibilidade de expansão do portfólio de produtos para artigos de higiene, perfumaria, cosméticos e produtos de conveniência, além da ampliação da atuação dos farmacêuticos, o que, inclusive, já viabilizou o surgimento de megastores, com faturamentos mensais expressivos.
Esses produtos devem impulsionar o crescimento das vendas nos próximos anos, segundo o panorama traçado pela IQVIA.
Segundo também a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), somente o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos registrou crescimento de 5,8% em 2020
Alguns dos produtos em alta para expandir o seu portfólio:
• Beleza, Perfumaria & Cosméticos
• Bebês;
• Suplementos;
• Higiene & Saúde.
Não se esqueça dos MIPS
É mais do que necessário investir nos MIPS (Medicamentos Isentos de Prescrição), deixando-os bem expostos em gôndolas bem sinalizadas e destacadas. É muito comum a disposição em prateleiras ou gôndolas dispostas em colunas coloridas, onde cada cor representa um grupo de medicamentos, como por exemplo a cor vermelha, com itens relacionados com dor e febre: relaxantes, analgésicos, antitérmicos, etc.
De acordo com dados da Hypera sobre o comportamento do consumidor, há lojas que ainda possuem cerca de 70% desta categoria distante do consumidor, com cerca de 10% do espaço de vendas destinado a essa categoria.
Atualmente, os MIPs representam cerca de 30% das unidades vendidas do total de medicamentos no Brasil, somado a isso, uma pequena parcela do receituário médico abrange produtos dessa categoria.
Se você deseja vender mais, é primordial entender o enorme potencial desses produtos. Os MIPs devem ser disponibilizados em sistema de auto-serviço, onde o próprio cliente pega o produto desejado.
Doenças crônicas
O aumento das doenças crônicas também tem contribuído para que o mercado de farmácias permaneça como uma opção de negócio em alta. Medicamentos para controlar a diabetes, a hipertensão e outras patologias têm se tornado ainda mais essenciais nos cuidados com a saúde. No Brasil, por exemplo, eles representam a maior fatia de gastos, sendo responsáveis por 42% do consumo das famílias.
Investimento em canais alternativos
Os pontos físicos são importantes, mas a pandemia veio para mudar muita coisa. Nesse sentido, uma tendência forte é a variação de canais.
Assim, é possível atender por meio de lojas virtuais e marketplaces, aplicativos, delivery, WhatsApp, convênios, entrega agendada, programas de benefícios e muito mais!
Com isso, as indústrias e varejistas investem em mais pontos de contato da marca com seus consumidores, aumentando as possibilidades de venda e de faturamento.
Conclusão
É preciso estar alerta às mudanças e tendências do mercado, sempre em busca de entender os dinamismos do setor para conseguir mais resultados através dos seus investimentos.
Quer estar sempre por dentro de novidades sobre o setor de farmácias e de franquias? Então confira nosso blog!